terça-feira, 5 de abril de 2011

Reflexologia

A Reflexologia teve as suas origens na Antiguidade, segundo alguns teóricos nasceu na China há acerca de 5000 anos, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma medicina preventiva e terapêutica.
A informação mais antiga encontrada foi um pictograma produzido entre 2500 e 2330 a.C., trata-se de um documento descoberto no túmulo de um médico egípcio, em Saqqara. Pela descrição pensa-se tratar-se de alguém eminente e de boa fama daquela época.

A Reflexologia é uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa, é o estudo das delimitações dessas áreas, sendo muito mais do que uma simples massagem dos pés. A Reflexologia é uma terapia que consiste em pressionar com os dedos das mãos pontos reflexos situados em locais específicos na planta dos pés usando técnicas específicas, pois esses pontos correspondem a todos os órgãos e glândulas do corpo. Existem nos pés mais de 70.000 terminações nervosas, formando um mapa do corpo humano.

A Reflexologia é uma ciência e simultaneamente um método que utiliza uma técnica muito eficaz de tratamento, por estimulação desses pontos a fim de aliviar as dores, tratar alguns distúrbios emocionais e orgânicos de várias partes do corpo, produzindo um equilíbrio corporal.

A Reflexologia é uma técnica holística, pois trata o indivíduo como um todo constituído por corpo, mente e espírito. Esta técnica provoca mudanças fisiológicas no corpo, pois estimula o potencial de cura do organismo, os órgãos são estimulados a eliminarem as toxinas melhorando a irrigação sanguínea, reduzindo a tensão em todo o corpo e estimulando ao melhor funcionamento do sistema nervoso. A energia flui através de canais, e quando a energia flui sem impedimentos, permanecemos mais saudáveis, pois os bloqueios ao fluir da energia provocam o aparecimento da doença.

Os pés mapeados como são reflectem tanto os problemas de saúde como os problemas emocionais do indivíduo. Joanetes ou calosidades podem ser resultado de que algo não vai bem no organismo. Os pés têm um papel muito importante na manutenção de uma vida saudável.




http://www.sensiart.com/Paginas/Massagem/Reflexologia_Massagem.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reflexoterapia
http://www.atma.ipt.com.pt/central/ata/x24yv35w.htm
http://www.google.com/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjxNGa8wQCrxP3PoGfdI5nl2K2nBHXhe2eB4PfEg2ddZf-ePgEyuMvey2vzRwLDNSmB0DTtzM3HDT2pkjxVxn_vItQrmMweuDOAWSKNk50z0Tpebk2Pf-88Ji5fE8qkCTqC0iY64hSfCY/s1600/reflexologia.jpg&imgrefurl=http://caldeiraodenovidades.blogspot.com/2010/08/reflexologia-auxilia-o-organismo.html&h=625&w=497&sz=45&tbnid=W6v8LR_04h9bbM:&tbnh=136&tbnw=108&prev=/images%3Fq%3Dreflexologia&zoom=1&q=reflexologia&usg=__WXNtrFMyjNNgI8-hWc1ZB1fm5J4=&sa=X&ei=O4CZTZ2WMoyDhQeRvITyCA&ved=0CCgQ9QEwAw

postado por: Ana Paula Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário