quarta-feira, 13 de abril de 2011

Abordagem às técnicas de Terapia na Psicologia Transpessoal

Abordagem às técnicas de Terapia na Psicologia Transpessoal

Neste artigo iremos abordar alguns dos métodos e técnicas de terapia, segundo a literatura consultada da Psicologia Transpessoal, doravante designada como PT.

De acordo com a literatura o primeiro modelo de Psicologia seria o comportamentalismo (behaviourismo), com investigadores como Ivan Pavlov, Albert Bandura entre outros, tendo por base a investigação laboratorial. O segundo modelo seria a psicanálise de Freud cuja teoria se baseava no “id” “ego” e superego” e as suas relações: Por volta de 1950 surge a psicologia humanista em que se dá ênfase à auto-realização e ao desenvolvimento da personalidade do indivíduo, e tem origem na abordagem fenomenológica -existencial. Foi fundada por Abraham Maslow, mas a sua história começa algum tempo antes. A Gestalt foi associada ao humanismo pela sua visão holística do homem, sendo um relevante ramo da Psicologia, no molde de Gestalt-terapia. Assim a Psicologia Humanista não é só uma linha de pensamento mas, um conjunto de saberes que estuda o homem como Ser holístico.

Durante os anos sessenta vai-se assistir, através de um grupo de psicólogos e psiquiatras, como Abranham Maslow, Viktor Frankl, Stanislav Groft, James Fadiman, marcado ainda com influências de Carl Gustav Jung (com o seu estudo das visões e sonhos), que reúnem as suas inovadoras linhas de pensamento na Psicologia e incluem a espiritualidade aos saberes da Psicologia, pois o Homem é Bio-Psico-Social e Emocional mas é ainda um Ser Espiritual, integrado no Cosmo, tal qual os outros seres vivos.

Segundo João da Fonseca (2010,p.9) “Com o aparecimento desta “nova” psicologia e dos seus”objectos” de estudo, as motivações humanas passaram então a ser ampliadas para além das necessidades individuais mais básicas e egocêntricas, como por exemplo a alimentação, a segurança, o sexo ou o poder, despertando no âmago de cada pessoa, a capacidade e possibilidade de desenvolver e expandir um igual cuidado perante as dimensões da sua alma, da humanidade, da vida, da natureza e do cosmo.”

Para que possamos então abordar as técnicas de terapia da PT temos de referir que os Investigadores e seguidores da PT estudam os diversos estados de consciência, que a ciência considera: Estado de Consciência de Vigília, Estado de Consciência de Devaneio, Estado de Consciência do Sonho, Estado de Consciência de Sono Profundo, Estado de Consciência de Despertar e Estado de Consciência Cósmica. A PT foca especialmente o estudo do estado de consciência cósmica. 
“A Psicologia Transpessoal é um ramo da Psicologia especializada no estudo dos estados de consciência; ela lida mais especialmente com a "experiência cósmica" ou os estados ditos "superiores" ou "ampliados" da consciência.” (Weil, 1978, p. 9).

O uso de substâncias químicas como o LSD, embora em declínio foi utilizado durante uma época nomeadamente por Stanislav Groft. “O trabalho com estados holotrópicos nos mostra uma alternativa radical e surpreendente: a mobilização da inteligência interna profunda dos clientes, que guia o processo de cura e transformação.” — S. Grof, “Quando o Impossível Acontece”, Grof utiliza ainda a” respiração holotrópica” como meio de alteração da consciência.
As tecnologias de biofeedback, são também utilizadas para pesquisa na PT, técnicas de relaxamento, técnicas regressivas, hipnose, os conhecimentos das tradições orientais (xamanismo, meditação e outros), técnica de renascimento, constelações familiares entre outras, são usados como terapia. A literatura, diz-nos que PT é uma ciência que não repudia os outros modelos da Psicologia, por vezes e segundo os problemas do cliente recorre aos métodos tradicionais de terapia utilizados pelos mesmos. Isto porque o objectivo primordial da PT é o equilibrio do Eu, com a sociedade, com a natureza e com o cosmo.

Bibliografia: Fonseca, João (2010) Hologramas da Consciência: Edições ISPA Lisboa.1ª Edição.

Referência electrónicas:

 http://alejandroallochi.blogspot.com Acedido em 10 de Abril de 2011 pelas 15:00 Horas

http://www.buscadorerrante.com/wp/2009/stanislav-grof/ Acedido em 10 de Abril de 2011 pelas 22:00 Horas
Natália Queirós

Sem comentários:

Enviar um comentário