quinta-feira, 7 de abril de 2011

Psicologia Transpessoal

Clara Monteiro*


Antes de definir Psicologia Transpessoal importa fazer uma breve passagem pela definição de Psicologia. Então a psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Contudo não existe uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de correntes, escolas, paradigmas e metodologias, muitas delas apresentando grandes divergências entre si.
A psicologia pode ser dividida em quatro grandes correntes denominadas por forças, sendo a primeira força a Psicologia Comportamental, a segunda força a Psicanálise, a terceira força a Psicologia Humanista e a quarta força a Psicologia Transpessoal.
Neste artigo será apenas abordada a quarta força da psicologia – Psicologia Transpessoal. Esta força surgiu a partir das ideias da Psicologia Humanista. Maslow acreditava que vivenciar o aspecto transcendente era de extrema importância para a nossa vida. Pensar de forma holística, transcendendo dualidades como o certo e o errado, o bem e o mal ou então o passado, o presente e o futuro é fundamental. Maslow afirmava que sem o transcendente ficaríamos doentes, violentos, vazios de esperança e apáticos.
Assim, podemos definir a Psicologia Transpessoal como uma abordagem que tem como principal objectivo tratar o homem como um ser integral, ou seja, um ser complexo que engloba aspectos biológicos, mentais, sociais, ecológicos e até espirituais.
A Psicologia Transpessoal leva em consideração todo o Ser Humano, como um ser único que jamais pode ser comparado com outro Ser Humano. Devido à sua atitude abrangente e à sua natureza transpessoal, ela não nos leva a pensar que estejamos em condição de superioridade ou acima das outras pessoas, pelo contrário, podemos respeitar os nosso desejos e alcançar os nossos objectivos, sem passar por cima dos outros. Esta perspectiva reconhece que estamos em constante crescimento e ajuda-nos a restituir sentido e valor à vida, ajuda-nos ainda a determinar o que somos e o que desejamos. A Psicologia Transpessoal contribui ainda para a percepção das nossas responsabilidades pessoais e para com o mundo que nos rodeia como um todo. 

*Estudante de Gerontologia Social - 3.º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário