domingo, 24 de abril de 2011

Os Sete Chakras

A função dos chackras é receber e transmitir energia para as áreas afectadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio, unindo todos os aspectos da nossa vida incluindo os aspectos físicos, materiais, espirituais, sexuais, etc.
No corpo físico encontram-se sete chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores.
Os chakras são divididos da seguinte maneira:
- Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta são governados pela razão.
- Os chakras que estão localizados na frente do corpo são governados pela emoção.
- Os chakras que estão localizados na parte de trás do corpo são governados pelo desejo.
Chakra Raiz
Também conhecido como chakra básico ou primeiro chakra, está alojado na base da coluna vertebral, acima dos órgãos reprodutores. Relaciona-se com as pernas e os instintos mais básicos. Quando em equilíbrio, proporciona bem-estar, físico, ligação com a terra e vitalidade. Quando em desequilíbrio, este chakra provoca raiva, irritação, pânico, desânimo, constipação e impotência sexual.
Cor:  Vermelho.
Pedras e Minerais Indicados: Granada, hematita, ónix, obsidiana, quartzo vermelho, rubi entre muitos outros.
Órgãos que rege: coluna vertebral, aparelho reprodutor, membros inferiores, rins, órgãos sexuais, vitaliza fígado, e o  físico no geral e do sistema muscular.
Chakra Esplénico
O segundo chakra localiza-se uns três ou quatro centímetros abaixo do umbigo. Está relacionado com a produção de adrenalina, criatividade e energia sexual, criatividade, prazer e desejo. Quando em desequilíbrio, acarreta problemas sexuais, no sistema urinário, no útero e problemas na coluna. Sintomas do desequilíbrio neste chakra são a possessividade e os ciúmes exagerados.
Cor:  Laranja
Pedras e Minerais Indicados: Andaluzita, coral e cornalina.
Órgãos que rege: baço, sistema reprodutivo. É estimulante da circulação do sangue, do metabolismo do cálcio, da tiróide, das hormonas.
Chakra do Plexo Solar
O terceiro chakra localiza-se cerca de cinco centímetros acima do umbigo. Ligado intimamente ao ego da pessoa. Quando em equilíbrio, dá determinação, e força de vontade. Quando em desequilíbrio, os sintomas mais comuns são distúrbios alimentares, enjoos estomacais, falta de vontade, arrogância, irritação, medo e ódio.
Cor: Amarelo
Pedras e Minerais Indicados: Âmbar, calcita amarela, pedra do sol.
Órgãos que rege: estômago, fígado, sistema nervoso, vesícula biliar e sistema digestivo. Estimulante da digestão, e do pâncreas. Purificador do estômago, dos intestinos, da pele, da corrente sanguínea e do fígado.
Chakra Cardíaco
O quarto chakra está localizado no meio do peito. Ele é ligado ao timo e é o chakra do amor incondicional. Saúde e vitalidade têm muito a ver com as condições desse chakra. Quando em equilíbrio, fornece consciência de grupo, capacidade de perdoar, tolerância, compaixão, paz e, o mais raro de todos, o amor incondicional. Quando em desequilíbrio, os sintomas mais comuns são raiva, irritação, dores no peito, problemas cardíacos, depressão e angustia.
Cor: Verde  e rosa
Pedras e Minerais Indicados: Ágata Musgo, jade, pedra da lua, quartzo rosa.
Órgãos que rege: sangue, coração, pulmões e sistema circulatório. Combate infecções, inflamações e intoxicações. É bactericida, desinfectante, anti-séptica. Alivia tensões e emoções. Estimula a fertilidade, o crescimento e a hipófise.
Chakra Laríngeo
O quinto chakra está localizado na área da garganta. É responsável pelo poder de verbalização e expressão das verdades de cada um. Está ligado à tiróide e tem muito a ver com o metabolismo do corpo. Quando em equilíbrio, dá eloquência, comunicação e expressão. Quando em desequilíbrio, a pessoa sente dificuldades em expressar as suas emoções e dizer o que realmente pensa.
Cor: Azul-Celeste
Pedras e Minerais Indicados: Ágata azul, topázio azul, turquesa, angelita, e quartzo azul
Órgãos que rege: pulmões, brônquios, cordas vocais, garganta, tiróide, boca, nariz e ouvidos. Tem acção analgésica, regeneradora, adstringente, refrescante e bactericida. Aumenta as defesas do organismo, reduz o ritmo cardíaco.
Chakra do Terceiro Olho
Também chamado de chakra frontal e chakra da terceira visão, o sexto chakra está localizado entre os olhos. Está ligado à hipófise. Responde pela memória, concentração, visualização e imaginação. Quando em equilíbrio, dá intuição. Quando em desequilíbrio, dá dores de cabeça, falta de concentração e problemas de visão e auditivos.
Cor:  Violeta-Escuro
Pedras e Minerais Indicados: sodalita, safira azul, lápis lazúli, turmalina azul,
Órgãos que rege: visão, ouvidos, nariz, parte inferior do cérebro, memória, sistema nervoso e glândula pituitária. Aumenta a defesa imunológica, purifica a corrente sanguínea, tonifica os músculos.
Chakra da Coroa
Também chamado chakra coronário, o chakra da coroa localiza-se no alto da cabeça, bem no centro. Ligado directamente à glândula pineal, é a nossa conexão com as forças superiores. Quando em equilíbrio, proporciona consciência cósmica, sabedoria e inspiração. Quando em desequilíbrio, dá falta de motivação, desânimo, depressão e bloqueio.
Cor:  Branco ou Violeta
Pedras e Minerais Indicados: Ametista, diamante e alexandrita.
Orgãos que rege: glândula pineal, a parte superior do cérebro, espiritualidade, meditação e expressões superiores do ser humano. Cicatrizante. Alimenta o sangue e a região superior do cérebro. Ameniza os estados de irritação.
Delfina Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário