segunda-feira, 4 de abril de 2011

Psicologia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal é uma ciência que estuda o ser humano na sua totalidade, ou seja, corpo, alma e espírito, o homem e a mulher não são vistos simplesmente como indivíduos na sociedade, cada pessoa é única e as suas relações ecológicas e cósmicas são de grande importância. Esta “nova” ciência é intercultural e desta maneira outras culturas de todos os tempos, com os seus vários enfoques para a vida (psicológico, religioso, médico, etc.) são estudadas.
A psicologia transpessoal usa elementos de outras escolas de psicologia, tais como behaviorismo, psicanálise, psicologia humanista, entre outras e estuda especificamente estados de consciência que transcendem a pessoa conectando-se a outras realidades, procurando pela Verdade, de forma a entender a sua existência e ajudar-se a si próprio.
É considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "quarta força", sendo a primeira força o comportamentalismo, seguida da Psicanálise, e do Humanismo.
Apesar de ser considerada uma ciência e ter sido estudada durante décadas, a psicologia transpessoal ainda não é aceite pela população em geral, a verdade é que ainda são poucas as pessoas, nomeadamente em Portugal que recorrem às técnicas apresentadas pela psicologia transpessoal para resolver os seus “problemas”.
A Psicologia transpessoal utiliza diversas terapias alternativas para conseguir que o Homem consiga manter um bem estar-físico e emocional.
De entre as diversas técnicas utilizadas em Psicologia transpessoal podemos destacar o Reiki que é visto como uma prática para a cura do corpo, mas é também um método para a cura da mente e do espírito.
O Reiki é de origem Japonesa e define-se como a arte de direccionar e aplicar naturalmente a energia de vida universal (KI), promovendo uma série de benefícios ao ser humano. Traz o equilíbrio energético, físico, emocional e espiritual, equilibrando os centros de energia (chacras), eliminando o stress, a dor, as tristezas e a depressão. Ao aproximarmos as mãos do corpo de outra pessoa, somos canal de energia vital, em sintonia com os mestres. A partir desta compreensão, aprendemos que o encontro é possível, que temos nas mãos a possibilidade de melhoria da qualidade de vida e daqueles que se acham em torno de nós.  
Segundo alguns estudos já efectuados, o Reiki aliado á medicina tradicional surte efeitos muito satisfatórios nos pacientes que o recebem. Em Portugal, nomeadamente no Porto já se “fala” do Reiki como terapia complementar no sentido de diminuir a ansiedade, o sofrimento, a dor e a fadiga dos pacientes, e dada pelos ditos “médicos tradicionais” que cada vez mais acreditam e utilizam estas técnicas tendo um impacto muito maior nos doentes, fazendo com que estes comecem a acreditar e aceitar a utilização destas técnicas para melhorar os seus estados.

“Um estudo do Hospital de S.João mostra benefícios do Reiki na qualidade de vida de doentes oncológicos.

O reiki é uma técnica de relaxamento que foi levada para a unidade de saúde por uma enfermeira aposentada. A técnica ajudou os pacientes durante o internamento e as sessões de quimioterapia. Está aberta a porta, à introdução das terapias complementares nos hospitais tradicionais

Podemos constatar através dos estudos feitos no Hospital de São João que os doentes só têm a beneficiar com a ajuda de terapias alternativas aliadas á medicina e é neste sentido que começamos felizmente a caminhar, médicos, psicólogos, enfermeiros e muitos outros técnicos de saúde começam a pôr de lado o seu cepticismo, a aceitar e acreditar nestas terapias que tanto podem fazer por uma vida.
Não só os doentes mas a população Portuguesa em geral começa a procurar este tipo de ajudas “alternativas” acreditando nelas, uma vez que já existem estudos a comprovar a sua eficácia, não só na doença mas também na prevenção da mesma.


Aqui ficam algumas sugestões de links que podem consultar relacionados com esta terapia:
 Postado por: Ana Margarida Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário