segunda-feira, 11 de abril de 2011

Estados Modificados de Consciência (EMC)

Consciência é “A totalidade da experiência imediata da vida psíquica momentânea, dentro do fluir contínuo desta e que se manifesta pelas capacidades de ordenar, integrar e responder a estímulos do mundo interior e exterior, bem como elaborar a comunicação verbal e comportamentos intencionais ” (Simões, p.7, 1996)

A psicologia transpessoal foca-se na pessoa no seu todo, bio-psico- emocional-social -cultural-espiritual. Entre outros assuntos para o estudo da pessoa aborda os estados modificados da consciência, pois ”são inerentes à psique humana e acontecem quando um indivíduo sente claramente uma mudança qualitativa no padrão do seu funcionamento mental, como os exemplos das alterações de pensamento, a mudança do tempo psicológico, (…)” (Fonseca, 2000).
Assim apresentamos em baixo alguns estados modificados de consciência, sendo que alguns são estados intermédios.

Estado de Consciência de Vigília - “(…)há a predominância das funções do ego, dos cinco sentidos e da atenção do individuo em relação ao ambiente. O Eu está claramente separado do mundo exterior, sendo este o nosso estado habitual em que costumamos trabalhar, raciocinar e planear.(…)” (Fonseca, 2000)

Estado de consciência de Devaneio – “(…) Pode ser alcançado por meio da relaxação ou de uma leve meditação, sendo um estado onde surgem imagens, ideias e sensações que podem ser desconexas ou então criativas. (…)” (Fonseca, 2000)

Estado de Consciência de Sonho – “Estado do sonho onde ocorre o movimento rápido dos olhos (REM). É aqui que o conteúdo do inconsciente se pode manifestar de modo mais intenso, por meio dos nossos sonhos, que, tanto podem ser normais, sonhos-lúcidos ou sonhos acordados. (…)” (Fonseca, 2000)

Estado de Consciência de Sono Profundo – “Corresponde à inconsciência total na qual o individuo esta praticamente isolado, psicologicamente falando, do mundo externo (…). ” (Fonseca, 2000)

Estado de Consciência do Despertar – “(…) A pessoa sai da sua forma automática de existência, desenvolvendo uma percepção mais refinada de si mesma, como se se tornasse numa observadora de si própria, da sua essência, dos seus padrões mentais, emocionais, dos seus papéis, do seu corpo, ao mesmo tempo que se pode desidentificar de algumas das partes de si.(…)” (Fonseca, 2000)

Estado de Plena Consciência – “Enquadram-se aqui as variedades das experiencias religiosas de William James, mas também as experiências de transcendência do Eu, experiências pico, o numinoso, as vivência mística, o encontro com o absolutamente outro, o nirvana e todos os afins que se referem à experiência transpessoal, propriamente dita. (…) ” (Fonseca, 2000)

Referencias bibliográficas
Fonseca, J. d. (2000). Hologramas da Consciência. Lisboa: edições ispa.
Simões, M. (1996). Consciência e estados modificados de consciência em psicoterapia. Psicologia, 11(2/3), 15-49.

Maria Inês Santos, 3º GS

Sem comentários:

Enviar um comentário