segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Animagogia e os estados ampliados de consciência

Antes da abordagem transpessoal, as experiências místicas ou os estados ampliados de consciência eram classificados como neurose, regressão a estágios intra-uterinos etc. A Psicologia Transpessoal descobriu o Ser espiritual e também que este se foi aprimorando ao longo de várias encarnações. Unindo a psicosofia do Oriente e as modernas pesquisas do Ocidente manifestou a estrutura do ser humano como Homo spiritualis.
No Brasil, a fenomenologia mediúnica pode contribuir para o avanço da Psicologia Transpessoal, desde que, como já foi dito, esta não seja utilizada para legitimar opções religiosas. As pessoas que experimentam estados ampliados de consciência seja através de contatos com seres incorpóreos, abertura para vidas passadas ou de outros fenomenos, não encontram as melhores palavras para explicar o facto aquele que nunca viveu tais experiências, porém, o importante é que para absorver a nova informação e a energia que contém tais experiências toda a personalidade necessita de se reestruturar, superando velhos hábitos, velhos paradigmas, bloqueios psicológicos e religiosos etc. Mas é importante ressaltar também que, quase sempre, tais mudanças são acompanhadas de novas responsabilidades.
Esta metanóia consiste em assumir uma nova sensibilidade ou atitude diante do mundo. É por isso que a Psicologia Transpessoal pode libertar realmente o Ser, ao contrario das abordagens clássicas. No âmbito da saúde, o enfoque deixa de ser a doença para se centrar no pensamento, nos sentimentos e nas atitudes que estão por trás das enfermidades. No âmbito educativo, ou seja, da Animagogia, o enfoque é o aprimoramento espiritual através de diferentes técnicas psico-sociais, corporais e meditação que visem o desabrochar do Homo spiritualis no mundo técnico-informacional contemporâneo. Em suma, uma nova modalidade de ser no mundo, de mente universalista e livre de amarras doutrinárias, apesar da sua abertura neg-entrópica para as contribuições da psicosofia espiritista, budista, umbandista, hinduísta, taoista, teosófica, católica etc. A Animagogia como umaeducação do espírito pressupõe a aceitação do facto de que somos seres autónomos que antecedem a criação do nosso veículo físico, necessário para a vida sobre a Terra, e que retorna para casa ao fim de mais uma jornada sócio-cultural e educativa destinada ao aprimoramento moral e intelectual do nosso ser eterno.

                                                                       Postado por: Rosa Maria Rainho Pedro
                                                                                              3ºGS
                                                                                                                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário