terça-feira, 31 de maio de 2011

Dez Aspectos da Bio-espiritualidade



1.   Espírito significa respiração. “Respiração” é uma metáfora para a essência subtil do mesmo modo que “coração” é uma metáfora para as qualidades do amor.
2. A Bio-espiritualidade está relacionada em como desenvolver o coração no mundo, como contactar as profundidades do céu e da terra e como encarnar o espírito na carne.

3. A Bio-espiritualidade trabalha com a compreensão holística da matéria e significado, soma e significação, energia e essência, peso e graça. Mas está muito longe do dualismo cósmico que opõe o corpo e o espírito, sexo e alma, terra e luz.

 4. O trabalho Bio-espiritual é o trabalho da manifestação na existência diária das qualidades latentes de nossa essência. É o trabalho de estar focalizado em nosso ser, que está além do tempo e espaço, aqui e agora. É a sensação de estar contactado com o que estamos fazendo.

5. Meditação tem a mesma raiz da palavra medicina. O tema é estar bem, todo e centrado. A palavra latina “valere”, estar bem, é a raiz de nossa palavra “valor”. Na medicina nos ocupamos em como estar saudável, na meditação o valor é o nosso objetivo central, é o fundamento de nosso propósito e significado.

 6. A Bio-espiritualidade trabalha com a compreensão de que homem algum é uma ilha. Nós não podemos nos desenvolver em isolamento. O verdadeiro trabalho é inevitavelmente trabalhar para o outro. E, por outro lado, nós não podemos sentir compaixão pelo outro a menos que sejamos capazes de sentir compaixão por nós mesmos. O verdadeiro amor-de-si é o oposto do egoísmo em todas as suas formas.

7. O trabalho Bio-espiritual é um trabalho profundo; e a jornada é um mergulho através do inconsciente nas profundezas da consciência e do contacto não distorcido; não é nem uma fuga da dor e nem um ascético cultivo da dor.

8. A Bio-espiritualidade celebra: o nascimento, a sexualidade, a paixão, a comunhão e a unicidade do indivíduo.

9. O trabalho Bio-espiritual é político: se ocupa com a solução de conflitos, a comunhão entre as raças, nações e pessoas, respeitando a particularidade da cada cultura.

10. O trabalho Bio-espiritual é ecológico: ele cuida do planeta como o corpo da natureza e vê o indivíduo como uma célula no organismo do mundo.

(Boadella David) © Copyright, International Institute for Biosynthesis, Heiden, Suiça. Tradução da Escola de Biossíntese do Rio de Janeiro. [Versão electrónica]. Acedido em 30 de Maio de 2011. Disponível em: http://www.espacopsi.com/artigos/dez_aspectos.htm

Queirós, Natália (2011) 

Sem comentários:

Enviar um comentário