quarta-feira, 18 de maio de 2011

PNL na saúde

As pessoas costumam dizer que "mudaram com o tempo", mas não foi a passagem do tempo que as fez mudar. Foi a maneira como elas se lembram dos acontecimentos que mudou.

    Cristina Cairo refere que "A PNL estudou profundamente as reacções do corpo e encontrou os canais de acesso à mente inconsciente. Assim desenvolveu uma comunicação com todas as partes do cérebro para buscar a raiz das doenças no âmbito emocional."

    Na cura das doenças não basta ter apenas pensamento positivo. São necessárias também estratégias internas e planeamento acerca dos objectivos a atingir e dos recursos a utilizar.
"TODO SINTOMA CONTÉM UMA MENSAGEM, que parte do inconsciente do individuo e que, se for ouvida, trará progressos para sua vida, para seus relacionamentos, para a maneira como em geral se sente." (Nelly Penteado)


    Segundo Nelly Penteado, "linguagem não é a experiência, mas uma representação da experiência, assim como um mapa não é o território que representa. Como seres humanos, sempre vivenciaremos somente o mapa, e não o território. Isto quer dizer que nós não reagimos às coisas em si, mas às representações que fazemos delas."

    Recebemos informações do mundo através dos cinco sentidos: visual, auditivo, gustativo, olfativo, táctil-proprioceptivo. No entanto a informação recebida precisa de ser processada internamente, precisa de ser representada, e este processso é individual, personalizado, o que quer dizer que dois indivíduos representarão o mesmo facto de formas diferentes.
    Por exemplo, o discurso é uma expressão da nossa forma de pensar.
«Se pensar visualmente, é mais provável que você diga: "Estou vendo.", "Agora está claro.", "Vejo o que quer dizer."
No entanto, se pensar de forma auditiva, é mais provável que você diga: "Isso soa razoável.", "Estou ouvindo sininhos.", "Ouço o que você quer dizer."
Se sua experiência for mais baseada nos sentimentos, você provavelmente dirá: "Isso me parece certo.", "Isso teve impacto em mim.", "O que você disse me tocou."
A linguagem do sabor e do olfato também entra nessa categoria de sentimentos: "Seu comentário me deixou com um gosto ruim na boca." "Está cheirando a podre."» (Sue Knight)


    O processo de adoecer acontece porque existem três componentes envolvidos na representação de informações: omissão, distorção e generalização.
"A omissão ocorre quando omitimos parte da informação recebida. É ela que, por exemplo, nos permite prestar atenção no que uma pessoa está dizendo e ignorar todos os demais sons existentes num local de muitos ruídos. Ou então, quando estamos bem humorados e não prestamos atenção às pequenas contrariedades de nossa experiência, como por exemplo os semáforos que estavam todos fechados, o trânsito lento.
A distorção é frequente nos casos de mal-entendidos, em que uma pessoa disse ou fez uma coisa e a outra percebeu algo completamente diferente. Ou também nas chamadas "fofocas", em que um facto é aumentado ou deturpado.
A generalização consiste no fato de que ao recebermos uma informação, temos a tendência de generalizá-la para outros  contextos. É ela que nos permite aprender, por exemplo, a andar de bicicleta e a partir desta aprendizagem generalizar para outros tipos de bicicleta." (Nelly Penteado)


    Nelly Penteado refere que "À medida em que se vai questionando, vai-se modificando o mapa da outra pessoa, que é obrigada a completá-lo, a preencher suas lacunas, a actualizá-lo. Como consequência, ela passará a ter um outro tipo de representação, que por sua vez levará a um resultado comportamental diferente."
     
    Na PNL chama-se "dissociação" observar à distância e sem ligações com o acontecimento traumático.
"À distância, você tem mais espaço mental "para respirar". Você pode relaxar e pensar nisso com mais clareza a partir dessa nova perspectiva. Quase todos nós pensamos em mais e melhores soluções com sentimentos neutros do que quando nos sentimos aprisionados e pressionados." (Andreas e Faulkner)

    O corpo é o reflexo daquilo que acreditamos e não poderá existir doença se não acreditarmos nela.

Bibliografia:
Andreas, S.; Andreas, C. (1993) A essência da mente. Editora Summus. 3ª edição
Cairo, C. (1999) Linguagem do Corpo aprenda a ouvi-lo para uma vida saudável. Editora Mercuryo. São Paulo
Andreas, S.; Faulkner, C. PNL: A nova tecnologia do sucesso. Editora Campos
Knight, S. A programação neurolinguistica e o sucesso nos negócios. Editora Ediouro

Consultado em 16 de Maio às 10h30


Postado por Sandro Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário