sábado, 14 de maio de 2011

Reiki

“Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objectivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde” (retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Reiki a 21 de Abril de 2011). Deste modo, o tratamento pelo Reiki torna-se mais eficaz se a doença não estiver muito vinculada na mente (Cf. Lübeck, 2003), sendo também importante a confiança e empatia estabelecida entre a pessoa que recebe e a que executa o tratamento como forma de segurança e fluidez na relação terapêutica. Assim, esta terapia dá apoio à vida e ao desenvolvimento do indivíduo, tendo em conta que trabalha de mãos dadas com programas de exercício físico e controlo da alimentação para restabelecer uma vida mais sã e mais bem desfrutada, porque não há bem que funcione sozinho.
“Se há queixas específicas e agudas (feridas, contusões, etc.) aplica-se o tratamento no local do sintoma. Para queixas crónicas, cujo efeito se faça sentir em largas áreas do corpo, ou queixas com um fundo psicológico, deve ser aplicado o tratamento para todo o corpo” (Lübeck, 2003). Assim, “quanto mais espaço livre e activo existir no corpo, na mente e na alma, tanto melhor o Reiki pode realizar o seu trabalho” (Lübeck, 2003).
Digamos que a cura pelo Reiki tem em conta o corpo, a mente e a alma que concorrem para a cura emocional que tem por base três fases:
“Verdade – A cura começa através da consciência. (…) associada ao medo, à dor e ao sofrimento.
Amor – A decisão de se manter activo e de se empenhar na união traz muitas vezes consigo uma flutuação entre a alegria, o sentimento de realização e a esperança, (…), e a insegurança, a recaída em hábitos que causam separação e acompanham a doença e o desapontamento, por outro. (…)
Conhecimento – (…) qualidade de vida pelo uso inconsciente de aspectos da personalidade e de recursos que antes tinham sido desprezados ou reprimidos. Com isto, o processo de cura está concluído” (Lübeck, 2003).
                Muitas vezes prendemo-nos apenas ao quotidiano agitado e controverso sem olhar ao nosso redor para acolhermos o que nos pode fazer amplificar o nosso Eu interior, fazendo com que rejuvenesçamos exteriormente com um brilho e vontade de viver contagiante.
Vivam, sonhem, aproveitem, anseiem e desfrutem. Que a felicidade e a vontade de viver com qualidade se espalha e converta todos os corações.


Maria Luísa Teves
3º Gs


Referências Bibliográficas
Lübeck, W. (2003). Reiki para pequenas urgências (1.ª ed.). Lisboa: Pergaminho.

Bibliografia Electrónica
Consultado a 21 de Abril de 2011 às 10:30 h
Consultado a 13 de Abril de 2011 às 09:30 h

Sem comentários:

Enviar um comentário