sexta-feira, 6 de maio de 2011

Poderes inexplicados da mente e do corpo 2ª Parte

Os progressos da medicina moderna nunca conseguiram, porém, suplantar os processos de cura não tradicionais, e hoje em dia ambos coexistem, geralmente sem se distanciarem muito.
Algo efectivamente acontece quando a energia do curador é canalizada para o doente, como é o caso do toque terapêutico ou a prática da imposição de mãos.
Esta prática foi iniciada por Krieger, Estebany e Dora Kunz. Eles acreditavam que a cura através da imposição de mãos é algo natural ao homem, mas onde têm de existir dois pressupostos intervenientes fundamentais para o processo, que são, a intenção de ajudar a curar outra pessoa e um organismo bastante saudável.
Krieger, afirma que o seu método produz reacções bioquímicas no organismo, produzindo resultados benéficos no organismo.
Em 1972, Krieger começou a ensinar o seu toque terapêutico, em meio hospitalar, e em escolas de enfermagem na Universidade em Nova Iorque e no Canadá, onde já antes leccionava. Actualmente, o toque terapêutico é praticado por técnicos de enfermagem em vários hospitais dos EUA.
Embora a comunidade médica tivesse sido céptica em relação às alterações bioquímicas, que o método de Krieger produziu, tem sido reconhecido que a qualidade dos cuidados de enfermagem decorrentes desta prática contribuiu para uma melhoria considerável dos mesmos.
Outra prática usada é o biofeedback, onde a pessoa é ensinada a controlar os processos orgânicos, tais como, a temperatura corporal, tensão arterial, ritmo cardíaco e outros. No treino do biofeedback, a pessoa é ligada a um aparelho que regista a sua actividade orgânica. Ao paciente é pedido para imaginar o que quer que o seu organismo faça; por exemplo, baixar o ritmo cardíaco ou a sua tensão arterial. A confirmação dessa alteração no organismo pelo aparelho a que está ligado dá uma maior confiança à pessoa. Alyce Green foi uma das maiores especialistas neste campo e afirmou que “É um instrumento destinado a libertar potencial”.
O biofeedback tem sido usado para a recuperação de músculos lesionados, enxaquecas, alteração do ritmo cardíaco e mesmo em tratamento pós-cirúrgico em doentes cardiovasculares. Esta técnica foi usada em doentes com problemas circulatórios, ensinando-os a elevar a sua temperatura corporal, para deste modo haver uma melhor irrigação sanguínea das áreas afectadas, evitando assim o aparecimento de coágulos sanguíneos. Além disso, também tiveram sucesso na redução de stress que vinha do receio do doente de um colapso cardíaco.
Biofeedback é também reconhecido como uma importante ferramenta para "a pesquisa da consciência."
Ao tratamento está também aliado a meditação e exercícios respiratórios. No final os doentes apresentam melhoras significativas na sua actividade motora e no alívio da dor.
Todas as técnicas enumeradas anteriormente, tanto na primeira como na segunda parte deste artigo, parecem estimular a extraordinária capacidade que o organismo possui de se curar e regenerar a si próprio.

Referências Bibliográficas
BURANELLI, V. (1975). The Wizard From Vienna. Coward, McCann & Geoghegan, Inc.
FLAMMONDE, P. (1974). The Mystic Healers. Stein & Day.
MEEK, G. (1977).  Healers and the Healing Process. The Theosophical Publishing House.

Postado por: Ana Paula Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário