sábado, 7 de maio de 2011

As sete Leis Espirituais para o Sucesso – Deepak Chopra


“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for teu desejo, assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teus actos.
O que forem teus actos, assim será teu destino.”

Já diz o velho ditado: "Viver não custa, o que custa é saber viver"

Deepak Chopra, é médico, endócrinologista, indiano radicado nos Estados Unidos. É também um escritor e professor de Ayurveda, Espiritualidade e medicina corpo-mente. Escreveu mais de 25 livros de auto-ajuda que se encontram traduzidos em 35 línguas.
Nos tempos que correm, cada vez mais encontramos pessoas em Crise e não só financeira, mas em crise de valores, sucessos, espiritual, social, psicológica…
Abordaremos um dos livros escritos por Chopra. “As Sete Leis Espirituais para o Sucesso”, é um livro de auto-ajuda inspirado nos conceitos hinduístas e espirituais a ideia principal e segundo a wikipedia “de que o sucesso pessoal não é resultado de trabalho duro, planos precisos ou ambição desmedida, mas ao invés é o resultado da compreensão de nossa natureza básica como ser humano e de como seguir as leis da natureza. Segundo o livro, quando entendermos essas leis e as aplicarmos em nossas vidas, tudo o que quisermos pode ser criado, “porque o mesmo campo que a natureza utiliza para criar uma floresta, uma galáxia, ou um corpo humano, também pode efectuar a realização de nossos sonhos”. O "sucesso" referido por Chopra é o sucesso espiritual, da mente e do bem-estar interior das pessoas, e não necessariamente envolve o financeiro.

 Vamos então conhecer "As Sete Leis Espirituais para o Sucesso":

1ª Lei da Potencialidade Pura
As respostas para concretizar qualquer coisa na vida encontram-se em nosso interior. Aquietar a mente e ouvir a voz do silêncio é a melhor maneira de descobri-las. O que você pode fazer para entrar em contacto com essa primeira Lei:
Duas vezes por dia, fique em silêncio e apenas seja; Comece o dia dizendo: “Hoje não julgarei nada nem ninguém”
Não criticar significa manter livre a comunicação com sua consciência maior. Observe a inteligência da natureza. Sentir o perfume de uma flor, abraçar uma árvore ou assistir ao pôr-do-sol pode ajudar a entrar em contacto com todas as coisas vivas. As acções descritas acima geram nas células memória que traz desejo de repeti-las dia após dia. Assim o hábito tende a se introduzir espontaneamente.
Deepak Chopra explica: ” A quietude por si só é o potencial da criatividade. O movimento por si só é sua expressão”.
2ª Lei da Doação
Tudo flui de maneira contínua no Universo, por isso acredite: dar e receber são atitudes exemplares para quem quer garantir a magia das trocas em uma vida abundante. O que você pode fazer para entrar em contacto com a segunda Lei: diariamente, procure dar presentes a quem encontrar e veja a energia fluir livre, leve e solta entre os dois pontos. Não importa o quê, mas a intenção. Pode ser uma palavra; uma oração; uma flor; um sorriso. Com isso, incentivará a circulação de energia, trazendo abundância e riquezas para si e para o outro. Esteja sempre aberto para receber algo que lhe deixe feliz; presentes, dinheiro, cumprimentos, orações. Agradeça as belezas que a natureza proporciona, como a luz solar; as flores; o barulho do mar; o canto dos pássaros. Ao dar e receber, faça circular as riquezas materiais e imateriais em sua vida. Em silêncio, sempre deseje felicidade e alegria a quem encontrar. Quer alegria? Dê alegria. Quer amor? Dê amor. Procura atenção? Dê atenção. “A mera ideia de dar, de abençoar, de oferecer uma simples oração tem o poder de afectar a vida dos outros”, escreve Chopra.
3ª Lei do Carma ou da Causa e Efeito
Quem semeia vento colhe tempestade. Quem semeia felicidade colhe alegria. Ao escolher um ou outro caminho, você cria o futuro, que começa aqui e agora. Coloque em acção o princípio do carma, ou da causa e efeito, com os seguintes passos: Observe as escolhas que fará e tenha noção delas. Diariamente e a todo momento, leve em conta que preparar para o futuro significa se conscientizar do presente. Procure sempre responder as duas perguntas: “Quais serão as consequências desta opção?” e “Essa escolha trará satisfação e felicidade a mim e aos outros afectados por ela?” Oriente-se pelas mensagens manifestadas por seu corpo, principalmente o coração. Sensações de conforto indicam a direcção correcta. Para Chopra, mesmo atitudes impensadas influenciam a energia ao nosso redor e, por extensão, o futuro.
4ª Lei do Mínimo Esforço
A natureza transcorre como deve ser. Aí reside sua sabedoria. Aceitar os momentos que a vida traz, mesmo os difíceis, é o caminho para transformá-los em benefícios. Coloque em acção o princípio do mínimo esforço com os seguintes passos: Aceite o presente como deve ser, dizendo diariamente: “Hoje aceitarei pessoas, situações circunstâncias e fatos como eles se manifestarem” E também: “Minha aceitação será total e completa. Verei as coisas como são no momento em que ocorrerem e não como eu gostaria que fossem”. Assuma a responsabilidade por determinado problema, sem culpar algo ou alguém, procure se conscientizar das oportunidades para transformá-lo em benefício. Baixe a guarda. Procure flexibilizar seus pontos de vista, permanecendo aberto aos dos outros, mas sem prender a nenhum. Para Chopra, transpor tal conceito para um quotidiano repleto de embates parece uma tarefa complicada. Mas, tendo como referência nosso interior e nosso espírito, a adopção de três posturas-chave pode canalizar a energia e auxiliar a travessia por qualquer dificuldade.
5ª Lei da Intenção de e do Desejo
Quando queremos alguma coisa, não é preciso despender uma força enorme para chegar lá. Ao semearmos com atenção o desejo no Universo, ele se concretiza – mas no tempo certo. Aplique a intenção e o desejo em sua vida com os seguintes passos: Faça uma lista de seus desejos e carregue-a por onde for. Leia-a antes de meditar e dormir, além de quando acordar. Solte os desejos no ventre da criação e confie verdadeiramente na ideia de que serão concretizados. Conscientize- se do momento presente em toda as suas acções e não permita que eventuais obstáculos consumam essa atenção. Com o exercício de aceitar o presente como ele é, o futuro se manifestará como você espera. Para Chopra, tudo tem razão de ser. Desse modo, somos capazes até de transformar em oportunidade os eventuais e verdadeiros obstáculos (não imaginários, que costumam ser a maioria). “Então sereno e inabalável, você segue comprometido com seus sonhos”. Sempre confiante de que quando tiver que ser será.
6ª Lei do Distanciamento
Longe de velhos condicionamentos, vale a pena abrir a alma para a sabedoria do desconhecido e da incerteza. Essa é a fórmula mágica para aceder a mente criativa do Universo. Aplique o distanciamento em sua vida com os seguintes passos: Dê-se a liberdade de ser o que é. Evite impor-se e forçar soluções para problemas – o que pode criar novos. Exercite o distanciamento. Transforme a incerteza em ingrediente da existência. As soluções tenderão a surgir de maneira espontânea. Parece paradoxal, mas, quanto mais incerto for o 
caminho, mais seguro você deverá se sentir. Lembre-se de que essa é a trilha da liberdade. Perceba a infinidade de escolhas da vida que a transforma numa aventura divertida, mágica e misteriosa. Segundo Chopra, para conseguir qualquer coisa na natureza, é preciso desistir do apego. “Não descartar o desejo, mas apenas desistir do apego ao resultado”. No dia-a-dia, esse “apenas” pode dar trabalho porque, vira e mexe, nos flagramos querendo mostrar nosso poder ou buscar a aprovação dos outros. Pois saiba que se distanciar é uma atitude muito poderosa. Mesclar este ensinamento com o anterior (a lei da intenção e do desejo) forma o caminho para obter tudo que se deseja.
7ª Lei do Darma ou do Propósito de Vida
Todo mundo tem um talento. E, quando esse dom beneficia os outros, chega-se à exultação do espírito – que é o objectivo supremo na vida. Aplique o darma em sua vida com os seguintes passos: Nutra a divindade que existe em você, prestando atenção ao que anima seu corpo e sua mente. Faça uma lista de seus talentos únicos. Depois, produza outra relação das coisas que adora fazer quando expressa esses talentos. Diga então: “Eu os expresso e os ponho a serviço da humanidade, perco a noção do tempo e crio abundância em minha vida e na dos outros”. Pergunte-se diariamente: “Como posso servir?” e “como posso ajudar?”. As respostas permitirão ajudar seus semelhantes com amor. Para Chopra, assumimos uma forma física para cumprir um intento particular nesta existência. Isso quer dizer que cada um de nós apresenta um talento e uma maneira singular de expressá-lo – algo que a gente pode fazer melhor que todo mundo. Dessa forma, trabalharemos com amor, sem perceber o passar das horas. “É como tecer roupas com fios que vêm do coração”, ensina o poeta Kalil Gilbran. 

Já parou um pouquinho para pensar nisso? 

Afinal, sempre existe tempo para revolucionar a vida.

Referências bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Deepak_Chopra

Postado por: Catarina Sofia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário