sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Sistema Biodança

O “Sistemea Biodança” (do espanhol biodanza, neologismo do grego bio (vida) + dança, literalmente a dança da vida) foi criada nos anos 60 pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda e encontra-se difundido em diversos países, incluindo países da América Latina, Europa, Canadá, Japão e África do Sul.

Utilizando fundamentos da Biologia, da Antropologia e da Psicologia, a Biodança define-se como um sistema de integração huma, de reeducação afetiva, de renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originárias da vida. É um sistma que permite o desenvolvimento humano baseado em vivências integradoras, criadas através de movimentos de dança com músicas selecionadas, e através de situações de encontro não-verbal dentro de um grupo, centradas no olhar e no toque físico.

O Rolando Toro apresenta de forma mais explícita os princípios em que o sistema aseenta, assim,

Integração humana
Em Biodança o processo de integração atua através da estimulação das funções primordiais da conexão com a vida, que permite a cada indivíduo integrar-se a si mesmo, a espécie e ao universo.


Renovação orgânica
A ação sobre a auto regulação orgânica é induzida principalmente mediante a estados especiais de transe que ativam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo assim os fatores de desorganização e stress.

Reeducação afectiva
A capacidade de estabelecer vínculos com outras pessoas.

Reaprendizagem das funções originárias de vida
É aprender a viver a partir dos instintos. O instinto é uma conduta inata , hereditária, que não requer aprendizado e se manifesta mediante estímulos específicos, tendo como objetivo conservar a vida e permitir a sua evolução. A Natureza manifesta-se nos instintos dos seres humanos,  ligar-se à eles significa restabelecer a ligação entre a Natureza e a cultura.

Vivências integradoras
São experiências vividas com grande intensidade no “aqui e agora” que se projectam sobre toda a existência. Na Biodanza as vivências são integradoras por que possuem um efeito harmonizador em si mesmas.

A Biodança desenvolve cinco linhas de potencial que são:

1.    Vitalidade: É a base da Identidade. Liga-se ao instinto de conservação, à vontade de viver, à coragem de realizar coisas, à saúde em geral.
2.   Sexualidade: Liga-se ao instinto sexual de preservação da espécie, capacidade de sentir prazer não só genital, mas prazer em viver; contato com necessidades e desejos.
3.    Criatividade: Liga-se à Auto-Expressão da singularidade de cada pessoa como um ser único, com uma forma própria de pensar / agir / sentir / relacionar-se de maneira livre e autônoma; liga-se ao instinto exploratório e à capacidade de TRANSFORMAR e TRANSFORMAR-SE.
4.    Afetividade: Liga-se ao instinto gregário; à capacidade de AMAR a vida, a natureza, a si, as pessoas… de forma mais específica (diferenciada) e de forma geral (indiferenciada) também; capacidade de confiar / abandonar-se, proteger, cuidar, solidarizar-se…
5.  Transcendência: Liga-se ao instinto religioso, místico, de fusão/ligação com o todo; à capacidade de sentir-se único e ao mesmo tempo, parte de algo maior… sentir-se dentro do universo e tê-lo dentro de si.

Desta forma a Biodança trabalha as potencialidades geradoras de vida, bloqueadas ou adormecidas em cada um, através da gestalt Movimento-Música-Vivência. A música induz o movimento deflagrador de vivência integradora. O movimento corporal revela o movimento existencial. Se mudarmos o movimento do nosso corpo mudamos o movimento da nossa vida.

Apesar de produzir efeitos terapêuticos, a biodança não é uma terapia, um desporto ou uma simples dança. É uma pedagogia da arte de viver, uma poética do reencontro humano e um convite para que se crie uma nova cultura baseada no som da vida. Seus objetivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.

A Biodança destina-se a todas as pessoas que desejem melhorar a sua qualidade de vida, diminuir os níveis de stress provocados pelo dia-a-dia e reencontrar o prazer de viver consigo próprio, com os outros e com a Natureza.

A prática da Biodança tem diversas vantagens como trabalhar a inibição e a timidez, o exercício físico e cardiovascular, oferece momentos de sensibilização musical e proporciona o desenvolvimento mental e emocional. Contudo, também tem riscos, pois não é uma prática parada, logo convém ver como se encontra a saúde do paciente ao nível cardiovascular antes de este começar a praticá-la.

Na Biodança as pessoas dão permissão a si próprias para serem quem são,  aumentando a sua auto-estima, a sua capacidade de ultrapassar obstáculos na vida, de serem mais flexíveis e transparentes. As pessoas percebem que há muitas pessoas como elas à procura de formas de viver mais solidárias e mais afectivas, na procura de um mundo diferente, centrado na inteligência afectiva e na qualidade de vida.


Bibliografia:

Sites consultados em 23/05/2011:

Postado por Valériya Kalyuga

Sem comentários:

Enviar um comentário