quinta-feira, 16 de junho de 2011

Educação Holística (1ª Parte)


Pierre Weil no seu livro “A Arte de viver em Paz”, chama-nos à atenção para várias temáticas relacionadas com a Paz. Uma das temáticas que me tocou foi a educação holística, partilho com o leitor algumas das premissas que julgo serem importantes e se lhe despertar curiosidade, e consultar o site do Pierre Weil e/ou ler o livro “A Arte de viver em Paz” atingi o objectivo deste artigo.
Segundo Pierre Weil a Paz “(…) a educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”
Ainda segundo ele a educação deve ser holística e renovar o seu paradigma, podendo ser uma contribuição de suma importância para a concretização da Paz, em baixo podemos ver a roda da Paz idealizada por Pierre



Com podemos aferir na roda, se educarmos e formos educados bom base nesta visão holística o nosso comportamento, as nossas atitudes, os nossos valores, podem ser modificados, por exemplo: tolerar a diferença de ideias, de religião, de crenças, de politica e outras.
 A educação holística confere então ao indivíduo uma condição de estudante e não de aluno. A mesma pretende despertar o indivíduo para o desenvolvimento da razão, da intuição, das sensações e do sentimento. (Pierre Weil, 2007)
“O que se busca é uma harmonia entre essas funções psíquicas. (…) um equilíbrio entre os lados direito e esquerdo do cérebro e uma circulação harmoniosa de energia entre as camadas corticais e subcorticais e todo o sistema cerebro-espinal.”
Esta é uma visão diferente da educação e cujo objectivo é educar para a paz.
A paz como um estado de harmonia interior resultado de uma visão não fragmentada do saber. É uma tese de natureza espiritual, ligada às grandes tradições da humanidade” (Kirishnamurti,1954) in  (Weill P. .A Arte de viver em Paz).

Bibliografia:
 WEILL; P. (2007). A Arte de Viver em Paz. [versão electrónica]. Acedido em 14 de Junho de 2011.

Queirós, Natália (2011)

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