sexta-feira, 24 de junho de 2011

Eutonia

 Biografia de Gerda Alexander

Gerda Alexander, nasceu em 21 de Fevereiro de 1908 na cidade Mupert, (Alemanha), numa família que tinha muito gosto pela música, desenvolvendo assim um gosto especial pela dança.
Estudou na escola Dalcrozi, onde se formou como professora de dança. Como docente tomou contacto com as inovações pedagógicas da sua época, como os conceitos educativos de Maria Montessori, que dizia que a aprendizagem deve provocar felicidade, desenvolver a criatividade e a capacidade natural, ao mesmo tempo em que se constrói o aprendizado. Gerda sofria de febre reumática e tinha muitas crises que a obrigou precocemente a criar diferentes formas de movimentos. Os longos períodos de dores, infecções e repousos estimulou-a a buscarem uma forma de movimento mais económico e espontâneo. A partir do autoconhecimento do tonos, obteve um maior bem-estar. Gerda Alexander postulava que: “é preciso aprender a cada dia um pouco mais, que somos esses corpos no qual podemos nos apoiar”.
 As investigações e o trabalho físico de Gerda Alexander na área das artes do movimento parte da premissa de buscar possibilidade de expressar-se sem modelos pré-estabelecidos, que interfiram nas possibilidades funcionais e criativas. No início, essa prática tinha o nome de “movimento espontâneo”, posteriormente passou a chamar-se “prática de eutonia”.
No seu livro Le corps retrouvé par l´eutonie (El cuerpo descu bierto por la eutonía), propõe adaptar a eutonia ao mundo ocidental, que ajuda o homem do nosso tempo a alcançar uma consciência profunda da sua própria realidade corporal e espiritual em autêntica unidade, provocando o descobrimento de si mesmo e ampliando a sua consciência.
A palavra eutonia – eu - vem do grego bom, harmonioso - tónia- tónus, tensão, foi criada em 1957 para traduzir a ideia de um tónus bem equilibrado e em constante adaptação. Gerda Alexander chegou à conclusão de que ao estimularmos a consciência e a capacidade do movimento do ser humano provocamos melhorias na saúde e no comportamento geral das pessoas.
A pessoa entra em contacto com o tempo do organismo, com os ritmos internos e com o diálogo entre este universo interno (sensações, percepções, emoções, pensamentos) e o externo (o corpo em relação ao espaço, aos objectos, aos outros seres, ao solo, ao ar, aos sons, às forças da Física que actuam sobre o corpo, etc.). À medida que se conhece o corpo aprende-se a economizar energia e equilibrar as tensões, reconhecendo as suas necessidades de actividade, de descanso e incorporando hábitos saudáveis.
A Eutonia é um caminho preventivo que melhora a qualidade de vida respeitando o ritmo pessoal de cada um. Músicos, dançarinos, atletas, actores, artistas e artesãos se beneficiam muito com a prática, além de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com limitações físicas.

Como se trabalha?

Os atendimentos podem ser em grupo ou individuais.

 Atendimento em grupo

No repouso e em movimento o corpo é explorado através da atenção, da auto observação e do conhecimento da anatomia e fisiologia. Utilizam-se objectos auxiliares variados tais como bolinhas, bambus, sementes, almofadas, pedras, tecidos, etc., para aprofundar a pesquisa.

Atendimento individual

O eutonista realiza toques e manobras atendendo às necessidades mais imediatas do indivíduo. Inclui exercícios e, também, o uso dos objectos auxiliares. Um dos aspectos importantes dos atendimentos é a criatividade do eutonista e dos alunos nesta exploração do corpo. Um processo lúdico e dinâmico em que a curiosidade e a individualidade são incentivadas.
Gerda Alexander descrevia a Eutonia como uma Pedagogia-terapêutica, pois visa que os alunos se tornem autónomos na manutenção do bem-estar corporal e na busca da saúde. O eutonista indica caminhos e recursos, orienta a pessoa a desenvolver uma pesquisa pessoal com liberdade. Este é um de seus maiores benefícios.

Indicações e benefícios

         ·            Equilibra as funções vegetativas: sono, respiração, digestão, circulação cardiovascular, circulação linfática.
         ·            Promove profundo autoconhecimento, percepção da totalidade e integração corpo/mente/espírito.
         ·            Confere autonomia: Os alunos aprendem a assumir a responsabilidade pela própria saúde e bem-estar adquirindo os recursos necessários para tal.
         ·            Melhora a qualidade de vida.

Alguns dos temas trabalhados nas aulas de eutonia:

         ·            Tacto Consciente - trabalho de sensibilização da PELE estimulando os receptores de tacto. Torna mais clara a sensação de contorno e a imagem corporal.

         ·            Consciência Óssea - desenvolvimento da consciência óssea é um fundamento da Eutonia que, assim como o tacto consciente, está intimamente ligado ao desenvolvimento de uma imagem corporal mais rica tendo grande importância na estruturação das formas do corpo. Os ossos são referências para movimentos, apoios, tamanho, volume e imagem do corpo.

         ·            Movimento eutônico - através da prática da eutonia encontrará a habilidade de realizar os movimentos para que chamamos “eutônica”. Este é um dos objectivos fundamentais. Alguns dos aspectos que podem ser observados durante a realização do movimento eutônico são: a leveza, a precisão, o equilíbrio de tónus, a expressão pessoal e a preparação para as acções do quotidiano.
A prática da eutonia pode enquanto técnica corporal, dar a sua contribuição no sentido de desenvolver no indivíduo uma nova consciência, capaz de nos livrar do condicionamento milenar e obsoleto ao qual todos ainda estamos submetidos.

Podemos então notar que no processo de crescimento, aprendizagem e cura de cada um de nós, a eutonia é mais uma ferramenta que nos impulsiona para o caminho da transpessoalidade. E, nesse caminho, a eutonia passa a dialogar e a construir uma amizade bastante rica e promissora com a psicologia transpessoal, levando a uma rede de inter-relações, de carate energético, que está em harmonia: o Todo integrado.

                                  
                                                           Postado por: Rosa Maria Rainho Pedro
                                                                                  Aluna 3º GS

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