quarta-feira, 15 de junho de 2011

Acupunctura

“A acupunctura é uma prática chinesa com mais de 3000 anos e é vastamente utilizada no mundo oriental, tendo-se nos últimos anos expandido para o Ocidente.” (Nunes, 2008:125) Esta prática refere que existem pontos-chave no nosso corpo que codificam energia, denominando-os por meridianos. Esses meridianos correspondem a diferentes órgãos e, a prática em questão pretende reorganizar a energia com agulhas muito finas ou com os dedos a fazer pressão nas zonas certas ou dando pequenos estímulos eléctricos em determinados pontos-chave do corpo (Cf. Nunes, 2008:125).
Os efeitos da acupunctura no tratamento de doenças têm-se vindo a verificar e a evidenciar. Assim sendo, é possível enumerar um conjunto de doenças nas quais a prática em questão exerce um papel importante, nomeadamente “(…) todo o tipo de dores agudas ou crónicas; ciática; rinite alérgica, sinusite, bronquite e asma; cólicas biliar, estomacal, intestinal e renal; artrite/gota; gastrite e gastroespasmos; hipertensão e hipotensão; psoríase; depressão; insónia” (OMS, 2002, citado em Nunes, 2008:126).
“O principal risco da acupunctura é a possibilidade de infecções graves por transmissão de vírus, como o HIV ou a Hepatite B devido à utilização de agulhas não devidamente esterilizadas.” (Nunes, 2008:126), mas tal facto está nas mãos dos profissionais que prestam o serviço e, por isso há que ter em conta as referências da pessoa com quem fazemos o tratamento.




Maria Luísa Teves
3º Gs





Bibliografia
Nunes, B. (2008). Envelhecer com saúde: guia para melhorar a sua saúde física e psíquica. Lisboa e Porto: Lidel.


Bibliografia Electrónica
Acedido a 22 de Maio de 2011 às 01:19 h
Acedido a 22 de Maio de 2011 às 01:21 h
 

Sem comentários:

Enviar um comentário