quarta-feira, 8 de junho de 2011

Massoterapia e Terapias Holísticas

Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toque (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-stress, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contacto com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia-a-dia.
A massagem é das terapias mais antigas e simples que é exercida através do toque, amassamentos entre outras técnicas, nas diversas regiões do corpo com o intuito de aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar.
Para além de produzir uma agradável sensação de relaxamento na pele, a massagem actua directamente nos tecidos moles como os músculos, tendões e ligamentos com o intuito de melhorar o tónus muscular, os seus benefícios podem actuar não só nos músculos superficiais e na pele mas também ao nível dos órgãos e estimulação sanguínea, ajudando ainda na melhoria da circulação linfática que corre paralelamente à circulação sanguínea, e elimina os detritos do corpo.   
Existem vários tipos de massagens mas o princípio e os movimentos básicos são sempre os mesmos, estas são exercidas com óleos essenciais que conjuntamente com o movimento produzem um efeito mais benéfico na pessoa que recebe a massagem.
 Hoje em dia existem massagens aplicadas praticamente para todos os fins. Desde massagens para bebés e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado. As massagens hoje em dia estão cada vez mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo às empresas. Cada vez mais, grandes organizações incorporam nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho.
É verdade que a massagem em Portugal ainda não é acessível a todas as pessoas mas em vários países da Europa já se verifica que a massagem é parte integrante da vida quotidiana uma vez que está cientificamente provado que esta traz grandes benefícios não só a nível físico como também a nível psicológico e uma vez que esta também tem uma vertente holística promove um bem-estar geral na pessoa a recebe.

Postado por: Ana Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário