sexta-feira, 1 de julho de 2011

Neste artigo continuaremos a abordar o tema da educação holística para a paz, de Pierre Weil.
Nos quadros abaixo referenciado, Weil identifica o antigo paradigma da educação e propõe um novo paradigma onde refere que a paz é uma manifestação da consciência transpessoal.
Visões da Paz
Segundo o Antigo Paradigma e o Novo Paradigma
Antigo Paradigma
Novo Paradigma

Paz vista como fenómeno externo.
Sobre o plano externo a paz é vista.


Paz vista como fenómeno externo e interno
1-     Como ausência de conflitos e de violência. Várias teses: culturais, jurídicas, socio-económicas, militares, religiosas.
2-     Como estado de harmonia e fraternidade entre os homens e a natureza.
Sobre o plano interior, a paz é vista tanto como a ausência ou resultado de dissolução de conflitos intrapsíquicos quanto como estado de harmonia interior.
Falta de integração destes diferentes pontos de vista.
A paz é o resultado de uma convergência de medidas dependentes da ecologia planetária, nas quais as principais teses do antigo paradigma são levadas em consideração, encontrando sua condição de forma integrada.
Esta convergência encontra-se no estado transpessoal da consciência, cuja paz é uma das manifestações.




Antigo Paradigma
Novo Paradigma
Conceito de Educação

Informação. Ensino limitado ao intelecto. Instrução dirigindo-se à memória e à razão
Formação. Educação da pessoa. Processo de harmonização e de pleno desenvolvimento da sensação, do sentimento, da razão e da intuição.
Conceito de Estudante
Aluno considerado como “objecto” de ensino, como mecanismo automático de registo
Educando considerado como sujeito estudando participativo ativo do processo educativo.
Sistema Nervoso
Lado esquerdo do cérebro
Lado esquerdo e lado direito. Todo o sistema nervoso cerbroespinal
Campo Acção
Aquisição de conhecimentos, ênfase sobre o conteúdo. Mudança de opiniões.
Transformação da personalidade em seu conjunto. Mudança de opiniões, de atitudes ee de comportamento efectivo.
Agente Educativo
A Escola como agente de educação intelectual, a família como auxiliar da Escola. O professor como “docente”
A família, a Escola, e a sociedade em um esforço concentrado. O educador como animador, facilitador, o focalizador, ou mesmo catalizador de evolução.
Conceito de Evolução
A evolução para a adolescência. Maturidade limitada ao intelecto, à capacidade de procriar e de trabalhar. Esta evolução é pessoal.
A evolução continua no adulto. Maturidade vista como um estado de consciência ampliado, de harmonia, de plenitude e de paz de natureza pessoal e transpessoal.
Tipo de Educação orientação de valores
Predominância da especialização, valores pragmáticos consumismo competição, poder possessividade, celebridade.
Formação geral precede à especialização. Valores pragmáticos: simplicidade voluntária, cooperação generosidade igualdade equanidade
Métodos de Educação
Exposição verbal, oral completada por livros e manuais. Método passivo. Recompensas e punições em um sistema seletivo e competitivo. O professor ensina, o aluno escuta. Escola separada da comunidade. O professor “induz” opiniões, atitudes e mudanças de comportamento
Pesquisa e trabalho individual e de grupo. Exposições
 Verbais e orais pelos estudantes e pelo professor. Método ativo. Método audiovisuais, exposições, excursões, visitas. O professor como conselheiro, consulente, orientador. Escola integrada à comunidade. O educar é um exemplo da integração de princípios e comportamentos que ela recomenda.
Este novo paradigma de educação que o autor propõe seria de facto muito inovador, embora este paradigma já exista na educação, não existe com este objectivo, na educação para a Paz, sentimento de que todo o ser Humano precisaria de sentir.
Bibliografia:
 WEILL; P. (2007). A Arte de Viver em Paz. [versão electrónica]. Acedido em 01 de Julho de 2011.

Este novo paradigma de educação que o autor propõe seria de facto muito inovador, embora este paradigma já exista na educação, não existe com este objectivo, na educação para a Paz, sentimento de que todo o ser Humano precisaria de sentir.
Bibliografia:
 WEILL; P. (2007). A Arte de Viver em Paz. [versão electrónica]. Acedido em 01 de Julho de 2011. 


Queirós, Natália (2011)

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